CONTATO >

T: (21) 2285.4299

F: (21) 99831.0939

E: taligado@redenami.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2018 por Rede NAMI.

Rua Tavares Bastos, 283, casa 2, Catete, Rio de Janeiro.

"A NAMI é uma rede de mulheres

que usa as artes urbanas

para promover

os nossos direitos"

#FundoNAMI 2017: Oficina de Stencil na E.M Profª Etiene de Souza Oliveira

November 1, 2017

No dia 1º de Novembro de 2017, a AfroGrafiteira Bia Arruda, realizou uma oficina de stencil com alunos da Escola Municipal Professora Etiene de Souza Oliveira, em Japeri, com apoio de material cedido pela Rede NAMI. Aproximadamente 90 estudantes do nono ano participaram do trabalho, que foi desenvolvido em três etapas: a confecção do esboço; seguida da produção dos moldes em acetato e a finalização no muro externo da escola.

 Através desta oficina, os alunos e alunas puderam revisitar alguns dos temas abordados ao longo do ano letivo, como o racismo, o machismo e a misoginia, a homofobia, intolerância religiosa, entre outros. Mais do que apenas revisitar estes debates, os alunos foram estimulados a produzir suas próprias reflexões e registrá-las, de maneira criativa, num espaço público.

 

“Para mim, que tive meu primeiro contato com o Graffiti através do Projeto AfroGrafiteiras, oferecido pela Rede NAMI, foi uma oportunidade  única de promover um espaço de troca de conhecimento e vivenciando através da arte, experiências de respeito e tolerância.”, diz Bia “Ver a maneira com que os jovens se orgulhavam em realizar a atividade foi para mim o ponto alto da oficina (…) A atividade mexeu com a dinâmica do bairro. Pais que eram ausentes nas rotinas da escola, estavam lá paralisados durante a aplicação dos stencils; alunos que não se falavam durante as aulas estavam lado a lado, cooperando com a produção. Ver o protagonismo juvenil real, numa escola com 80% de alunos negros, em um município carente foi realmente muito especial para mim.”

 

 

Please reload

Please reload

Please reload

Please reload