#InterNAMI 2018: Visita à exposição de Maxwell Alexandre

Em 11 de agosto, as #AfroGrafiteiras foram conhecer a exposição “O Batismo de Maxwell Alexandre”, do artista de mesmo nome, na galeria A Gentil Carioca, no centro do Rio de Janeiro.

Esta é a primeira exposição individual do artista, nascido e criado na Rocinha e recém formado em design pela PUC - RJ, e abriga partes de duas de suas séries: “Reprovados” e “Pardo é Papel”.

O artista convida as participantes a explorar livremente a exposição, que ocupa as duas casas da galeria. Depois inicia-se uma conversa, mediada por Panmela Castro, onde o artista revela detalhes da Igreja do Reino da Arte, criada por ele em conjunto com alguns de seus amigos, também artistas, como uma estrutura independente e descentralizada de culto à arte. Conta também como se descobriu artista e seu lugar de homem negro nos espaços majoritariamente brancos de arte contemporânea, enfatizando que procura levar seus iguais para dentro de galeria sempre que pode.

Maxwell fala sobre seu processo de criação em que se utiliza de materiais pouco convencionais para pintar como graxa, henê de cabelo cera de vela e cinzas, suportes curiosos como portas e janelas, e telas de grandes dimensões que ocupam salas inteiras.

Ele acredita que a persistência em defender sua própria pesquisa, sua ousadia e o foco em sua produção que o levou até onde ele está, e incentiva às participantes a adotarem uma postura similar.



CONTATO >

T: (21) 2285.4299

F: (21) 99831.0939

E: taligado@redenami.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2018 por Rede NAMI.

Rua Tavares Bastos, 283, casa 2, Catete, Rio de Janeiro. CEP: 22.221-030

"A NAMI é uma rede de mulheres

que usa as artes urbanas

para promover

os nossos direitos"