CONTATO >

T: (21) 2285.4299

F: (21) 99831.0939

E: taligado@redenami.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2018 por Rede NAMI.

Rua Tavares Bastos, 283, casa 2, Catete, Rio de Janeiro.

"A NAMI é uma rede de mulheres

que usa as artes urbanas

para promover

os nossos direitos"

Lançamento do Mural Dororidade + Exposição #AfroGrafiteiras

November 27, 2018

No Dia da Consciência Negra, na NAMI esteve em festa, com a inauguração do Mural #Dororidade, pintado por Panmela Castro - artista, ativista pelos direitos das mulheres e presidenta-fundadora da NAMI -, e a abertura da Exposição #AfroGrafiteiras, que reuniu o trabalho de quase 60 participantes do projeto na Galeria Scenarium.

Durante 12 dias do mês de novembro, Panmela Castro esteve na Rua do Lavradio e, acompanhada por sua equipe, repintou o mural gigante de 500m² que faz parte do Quarteirão Cultural da rua. O tema tem base no termo Dororidade, cunhado pela escritora e intelectual negra Vilma Piedade, que propõe a análise da união entre as mulheres pelas dores que têm em comum. É um conceito que se nega a excluir as dores das mulheres negras, LBTs, que vivem com deficiência, em situação de rua, etc. Panmela pintou duas mulheres negras, interligadas pelos cabelos, representando irmãs de ideias e de dores, deixando a mensagem de resistência estampada bem no centro da cidade.

O conceito também dialoga diretamente com as 58 obras que compõem a Exposição #AfroGrafiteiras - que fica em exibição na Galeria Scenarium nos dia 1º e 15 de dezembro -, obras estas que foram desenvolvidas durante os meses do projeto de mesmo nome e que é, nas palavras da co-curadora, JLo Borges, um retrato pintado a muitas mãos sobre o significado de ser mulher negra no Rio de Janeiro nos dias de hoje.

O Evento contou com a apresentação de Pâmela Carvalho, sets da DJ Kenya e da DJ Tamy, Pocket Shows de Ainá e Andrea Bak (com participação de Catu Oliveira, Anniele Borges e Jeckie Brown - além de lançamento do vídeo oficial da música #Dororidade) e show com a madrinha do mural, MC Carol.

O Lançamento do Mural com Exposição #AfroGrafiteiras foi uma realização da #RedeNAMI com o patrocínio institucional da Fundação Ford, Patrocínio Promocional da Absolut, Parceria com o Grupo e a Galeria Scenarium.

Fotos: Renata Anchieta 

Assista ao clipe da música #Dororidade aqui.

As inscrições para o projeto #AfroGrafiteiras estão abertas aqui.

 

 

 

Please reload

Please reload

Please reload

Please reload