Projeto #Afrografiteiras 2019 - Visita ao Museu da República

No último sábado demos início as atividades do projeto #Afrografiteiras com a turma de 2019 do Museu da República/MAM. Como grande parte das oficinas vão acontecer no território do Museu República, realizamos uma visita mediada com a historiadora Ana Paula Zaquieu pelo prédio histórico.

Antes de iniciarmos a visita, as participantes fizeram uma breve apresentação sobre si e contaram suas expectativas para o programa. Após esse momento, a historiadora Ana Paula contou um pouco da história do Palácio do Catete, e as ressignificações que o espaço sofreu ao longo dos anos, destacando a possibilidade de novos significados e histórias para o local no presente.


Esse ponto foi fundamental para o debate final da visita mediada, pois, a partir dele as participantes puderam contar suas impressões, e discutir como espaços históricos parecidos com o Palácio representam uma história única, que privilegia uma arte eurocentrada, excluindo outras formas de arte e cultura.


Para as participantes do projeto #Afrografiteiras as oficinas que serão realizadas nesse espaço, marcam uma conquista para mulheres negras e periféricas, que cada vez mais podem ocupar esses espaços, que anteriormente nos foram negados.