Continuamos nossa série de matérias especiais sobre as artistas que fazem parte do Grupo de Acompanhamento em Arte Contemporânea da Rede NAMI. Durante dois meses as artistas realizaram encontros com a curadora Keyna Eleison, onde discutiram referências artísticas, estilos e ideias para a produção de suas obras. Após esses encontros, cada artista produzirá sua obra individual que fará parte da exposição a ser realizada a partir do dia 15 de novembro no Museu da República.
Nossa artista da semana é a Ellen Alves, 25 anos, natural do Rio de Janeiro. Atualmente é pós-graduanda em Educação pelo Programa Residência Docente no Colégio Pedro II, também é formada em Licenciatura em Belas Artes pelas UFRRJ (2017).

Ellen Alves
Ellen Alves já participou da exposição do projeto #AfroGrafiteiras da Rede NAMI realizada na Galeria Scenarium em 2015. Assim como o Grupo de Acompanhamento em Arte Contemporânea, o programa #AfroGrafiteiras faz parte dos projetos da Rede NAMI, e tem como foco a formação de lideranças através do uso das artes urbanas, para propor a desconstrução de narrativas coloniais pelas quais as mulheres negras e suas artes costumam ser compreendidas.
Em seu campo de pesquisa Ellen dialoga sobre as relações étnico-raciais na história da arte, e como essas questões aparecem no currículo escolar. Já em suas obras, a artista através da pintura trabalha com ilustrações botânicas e o protagonismo feminino.

Sem título, 2019.

Sem título, 2019.