CONTATO >

T: (21) 2285.4299

F: (21) 99831.0939

E: taligado@redenami.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2018 por Rede NAMI.

Rua Tavares Bastos, 283, casa 2, Catete, Rio de Janeiro.

"A NAMI é uma rede de mulheres

que usa as artes urbanas

para promover

os nossos direitos"

Grupo de Acompanhamento: Jessica Xavier

September 17, 2019

 

 

Continuamos nessa semana nossa série de matérias especiais sobre as artistas que fazem parte do Grupo de Acompanhamento em Arte Contemporânea da Rede NAMI. Durante dois meses foram realizados encontros com a curadora Keyna Eleison, onde discutiram referências artísticas, estilos e ideias para a produção de suas obras. Após esses encontros, cada artista produzirá sua obra individual que fará parte da exposição a ser realizada a partir do dia 15 de novembro no Museu da República.

 

Nascida e criada no Rio de Janeiro, Jessica Xavier tem 24 anos, e é formada em Desenho Industrial com habilitação em Moda pela PUC-Rio (2019). Desde criança usa a arte como ferramenta expurgatória, onde a mesma age como válvula de escape para questões internas e os questionamentos acerca do mundo. Seu primeiro contato com a arte foi através da poesia participando ainda criança de concursos escolares, posteriormente o desenho entrou em sua vida, e sucessivamente o design gráfico, a ilustração, a moda e atualmente a colagem.

 

 Jessica Xavier

 

Como projeto de conclusão da Graduação em Design de moda pela PUC-Rio, desenvolveu uma coleção de artista (ela, enquanto criadora) para artista (o receptor criativo), onde além da confecção das peças (pensando modelagem e estética) e registro editorial, produziu a exposição “Registro do Eu” no Hall do Departamento de Artes e Design. Na exposição foi criada uma atmosfera de atelier onde foram expostos:
os cadernos conceitos; materiais desenvolvidos (como moodboards*, pranchas conceito); experimentações de materiais; entre outros elementos que foram fundamentais para que se chegasse no objeto final.

 

Transbordamento do ser, 2018.

 

Como técnicas a artista utiliza principalmente a mista, e varia de acordo com o que o projeto que está sendo desenvolvido pede, sendo a experimentação, e as técnicas manuais força motriz de sua produção. Seus diários gráficos agem como ferramentas fundamentais para a tangibilização e organização das ideias e conceitos, e acabam se transformando muitas vezes em obras vivas.

 

Em suas obras a artista trabalha com temas relacionados a artifícios da moda como mecanismo de identificação social e comunicação simbólica no âmbito cotidiano, sendo a roupa o meio de expressão do ser, e o corpo o suporte artístico. Partindo dessa premissa Jéssica vem desenvolvendo obras vestíveis, que alinham a estética a função, levando em consideração questões socio-político-culturais como a autonomia feminina, o espaço da mulher em lugares de destaque como referência e  inspiração.
 

 Coleção Habitus, 2018.

 

Cachodings, 2016.

 

 

Para conhecer outros trabalhos da artista, acesse: https://linktr.ee/xavierjess

 

 

 

* Moodboards: Tipo de apresentação de projeto que pode ser composto de imagens, texto e amostras de objetos em uma composição da escolha do criador do quadro. Vários profissionais criam um moodboard para ilustrarem seus conceitos, ideias e referências para um projeto, trabalho, ensaio de fotos etc. 

 

 

 

 

 

Please reload

Please reload

Please reload

Please reload