Nesse ano a Rede NAMI abriu convocatória para que mulheres artistas não-brancas, que possuíssem relação/empatia com as temáticas abordadas pela NAMI participassem da seleção do Grupo de Acompanhamento, direcionado para arte contemporânea, com a curadoria de Keyna Eleison.
As selecionadas participaram de 8 encontros presenciais realizados no Museu da República e na Residência Artística Capacete, onde apresentaram seus trabalhos de arte contemporânea e discutiram em grupo referenciais teóricos e artísticos. Após os encontros as artistas prepararam um projeto de obra de arte que fará parte da exposição “Sob a Potência da Presença”, inaugurada no dia 15 de novembro no Museu da República.

Mariah Hairam
Entre as artistas que farão parte da exposição está Mariah Hairam. Mariah é carioca, tem 23 anos, é arte educadora em formação em Educação Artística Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e também é aluna do curso de Experiências Gráficas e Gravura em outras bases da EAV.

NÃO ABAIXE A CABEÇA LEVANTA ESSE OLHAR, 2017 - Lambe-lambe
Sua pesquisa artística tem como foco a fluidez da matéria, partindo de linhas e pingos juntamente com a exaltação do feminino negro em diferentes mídias. A artista busca que cada um tenha uma experiência diferente a partir de um mesmo ponto, deixando o público livre para devanear sobre si mesmos frente as texturas, formas e cores. Na construção de suas obras Mariah utiliza-se de lambe-lambe, stencil, costura, marmorização, nanquim, aquarela, gravuras em monoprint e serigrafia.

Sem título, 2019 - Técnica mista

Sem título, 2019 - Técnica mista
Para conhecer mais sobre o trabalho da artista, acesse: https://hairamsotnas.pb.gallery
Sobre a exposição:
Sob a Potência da Presença
De 15 de novembro de 2019 a 02 de fevereiro de 2020
Museu da República | Rua do Catete, nº 153, Catete, Rio de Janeiro.
Terça a sexta 10h - 18h
Sábados, domingos e feriados 11h - 18h