Abertas as inscrições para o curso #AfroGrafiteiras 2022​​






O AfroGrafiteiras é um curso de artes, graffiti e direitos das mulheres, apoiado pela Ford Foundation e pela BIC Brazil, totalmente gratuito e com material incluso, que abre inscrições neste mês de dezembro para mais uma turma online, com previsão de dois encontros presenciais e uma exposição final.







1. Quem pode se inscrever no programa?

- Mulheres negras;

- Pessoas trans e travestis de qualquer etnia;

- Mulheres com deficiência de qualquer etnia;


Obs. 1: não é preciso saber desenhar, apenas ter interesse em qualquer uma das temáticas do curso.


Obs. 2: os encontros e temáticas do curso foram desenvolvidas pensando nas mulheres negras cis, porém, hoje é do nosso interesse iniciar uma transição que inclua corpas dissidentes, pensando suas necessidades e adaptações no conteúdo e nos encontros.



2. Como acontecem os encontros?


- De 04/01 a 23/04 - As participantes assistirão encontros virtuais no horário que preferirem pelo nosso canal no Youtube (youtube.com/redenami), sendo orientadas e acompanhadas por uma oficineira via plataforma Google Classroom. Com os exercícios em dia, estarão aptas a receberem o #KitBicNAMI, com os materiais necessários para os encontros de desenho e pintura, no endereço indicado pela participante no ato de inscrição (onde chegue transportadora/Correio e tenha alguém para receber o kit).

- 26/01 e 09/03 às 17h - Encontrão das participantes ao vivo via Zoom para apresentação, formação de crews e outras trocas.

- 30/03 e 07/05 - Grafitagem coletiva na cidade do Rio de Janeiro.

- 14/05 - Exposição final e presencial de trabalhos no Museu da República.


3. Qual o programa do curso?


Técnicas de lápis de cor; hidrocor; tinta acrílica; estudo de cores; nome artístico, assinatura; letras grafitadas; graffiti com spray; pintura de mural; fim da violência doméstica; Lei Maria da Penha; direitos sexuais e reprodutivos; solidão da mulher negra; nossa história na luta por direitos e diáspora negra.


4. Quantas vagas serão oferecidas?


Serão oferecidas 70 vagas, sendo priorizadas pessoas com deficiência e LGBTQIAP+.


5. Outras observações:


Evasão: após a quarta falta sem justificativa, será considerada evasão da participante, sendo então convocada a próxima da lista de espera para ocupar a vaga ociosa.


Certificado: o curso fornecerá certificado gratuito para as participantes que obtiverem um mínimo de 75% de participação e prática dos exercícios.


Seleção: pelo número limitado de vagas será feita a seleção das participantes. As selecionadas serão avisadas via email, e terão até o dia 28 de dezembro de 2021 para confirmar sua matrícula, de forma totalmente gratuita.



6. Pré requisitos:


- Equipamento com acesso a internet e habilidade para utilizar computadores ou celulares, e demais recursos de conectividade, como e-mail, plataformas de vídeos e redes sociais.

- Disponibilidade para participar do curso, assistindo até 60 minutos de encontros semanais na plataforma Youtube.

- Disponibilidade para participar de dois encontros virtuais via Zoom, de duas grafitagens coletivas presenciais e da exposição final presencial (as atividades presencial acontecerão na Cidade do Rio de Janeiro).

- Possuir uma conta de e-mail pelo Google Gmail (@gmail) para acessar a plataforma Google Classroom. O Google Classroom é gratuito, e funciona como uma sala de aula online, onde as participantes serão acompanhadas e receberão atividades e exercícios para desenvolver, o acesso pode ser feito pelo computador, ou por aplicativo no celular.

- Assinar a autorização de imagem para fins de divulgação do programa e prestação de contas.


7. Inscrições


De 02 a 15 de dezembro de 2021, através do preenchimento de formulário online:


8. Mais Informações


Email: taligado@redenami.com

(21) 99831-0939